5ª CORRIDA DOM DINIS

Corrida organizada pelo Correr Lisboa, grupo com o qual tenho estado a treinar todas as terças-feiras no Estádio Universitário de Lisboa, desde o início de Outubro, o que deu um atractivo extra a esta corrida. No sábado, véspera da corrida, o primeiro percalço: no caminho para o local de levantamento do dorsal, em Odivelas, o GPS efectivamente indicou-nos o caminho mais curto mas... aparentemente, existe um morro enorme a separar Telheiras de Odivelas, e foi precisamente a travessia desse morro que fizémos, destacando-se a descida da Encosta da Luz, provavelmente a estrada mais inclinada que alguma vez descemos de automóvel.

 

O levantamento do dorsal foi no Strada Outlet, um local que se revelou uma boa surpresa e onde certamente voltaremos. Tendo sido alertados para a dureza do percurso por relatos publicados sobre a prova do ano anterior, de seguida fomos fazer o levantamento do percurso e pudemos comprovar que realmente a prova não seria nada fácil, destacando-se a subida entre os kms 7 e 8,5.


O sábado foi chuvoso e a previsão do tempo para o domingo era ainda pior. Felizmente, se antes da partida ainda choveu de forma significativa, prejudicando o aquecimento, durante a prova apenas cairam umas pingas, estando mesmo o tempo ideal para correr.


Apesar de ter iniciado a prova com mais cautelas do que o habitual, o primeiro km, que era a subir a maior parte do tempo, foi realizado em 4:41 minutos. Os seis kms seguintes foram a descer, intervalados por duas ou três subidas curtas mas duras, e foram realizados aos seguintes ritmos (min/km): 4:39, 4:27, 4:39, 4:43, 4:42 e 4:48. Poderia ter ido um pouco mais rápido, mas preferi resguardar-me para a dura subida que se aproximava. Outro motivo para a minha cautela foi o facto de um segmento de cerca de 500 metros (entre a partida e uma rotunda, com retorno, 250 metros para cada lado, com inclinação substancial) que estava previsto para os primeiros kms não ter sido percorrido, o que me levou a recear que pudesse ter sido transferido para o final da prova, tornando-o ainda mais duro.


Durante os primeiros sete kms fui sempre acompanhado por um grupo de atletas, umas vezes destacando-me deles, outras vezes ficando um pouco para atrás, não se podendo dizer que fosse a beneficiar da presença de alguém a marcar o ritmo. A verdade é que, ao contrário da maioria das provas de 10K em que tenho participado, não ia no limite, correndo a um ritmo mais confortável que o habitual. À entrada do 8º km reduzo ainda um pouco mais o ritmo e fico um pouco para trás em relação ao grupo em que anteriormente seguia. Contudo, à medida que vou avançando ao longo da subida de 1,5 km, vou-me sentindo cada vez melhor e começo a recuperar posições. O km 8 é realizado em 5:33 e o km 9 em 4:53 e chego a esta fase já na frente do meu grupo. Mais uma vez, pude comprovar que, em termos relativos, sou bastante melhor a subir do que a descer.


Mantenho um ritmo forte no último km, ultrapassando vários atletas, mas é apenas quando verifico que o segmento da prova que não foi realizado de início também não o será no final (a prova acabou por ter apenas cerca de 9,5 kms) que acelero em direcção à meta. Embora me sentisse cheio de força, não consegui ultrapassar os dois atletas que seguiam ligeiramente à minha frente, pois a parte final era muito estreita e o pessoal da caminhada que ainda estava a chegar atrapalhou um pouco.


No final, satisfação com o bom tempo realizado (4:47 min/km, apesar da dureza do percurso), com a força sentida no final da prova e com a boa classificação alcançada (69º em 319 atletas). Claramente, no Grande Prémio do Natal, próxima prova de 10K, será altura de arriscar para me tentar aproximar dos 46 minutos (4:36 min/km), objectivo da época.
 
A organização da prova era muito simpática e animada, com oferta de uma bela medalha de finisher e a disponibilização de um leque bastante alargado de massagistas (mas ainda não foi desta vez que experimentei...). Só foi pena a prova ter menos 500 metros que os 10K anunciados.

Resumo

Tempo oficial bruto: 45:43
Ritmo efectivo: 4:47 min/km
Classificação geral: 69 / 319

Mostrar Mais
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now