10 km DA mEIA mARATONA DA fIGUEIRA DA fOZ

Diploma
Diploma
press to zoom
Medalha
Medalha
press to zoom
T-shirt
T-shirt
press to zoom
Dorsal
Dorsal
press to zoom

Mais um aproveitamento de um fim-de-semana alargado para realizar uma prova um pouco mais longe de Évora. Desta vez, a escolha recaiu sobre a Figueira da Foz, onde iam decorrer provas de 10K e meia maratona. Uma vez que faltavam menos de duas semanas para a meia maratona da Midnight Sun Race, optei pela primeira distância.

 

Chegámos cedo à Figueira da Foz, logo na sexta-feira, dia do feriado do 10 de Junho. Neste dia demos um passeio interessante pela Figueira da Foz, o qual culminou com um saboroso prato de marisco, ao jantar, que certamente forneceu uma dose extra de energia para a prova de domingo... Ficámos instalados no Parque de Campismo da Gala, onde tivémos uma excelente estadia, claramente para repetir no futuro. Também gostámos bastante da praia adjacente ao parque de campismo.


No dia da prova, a manhã estava muito quente, nada adequada às minhas características. A partida foi dada em conjunto com a Meia Maratona, tendo tido um início demasiado rápido. Percorri o primeiro km a 4:33 e os kms seguintes da primeira metade da corrida a 4:44, 4:51, 4:45 e 4:54, respectivamente.


Os kms 6 e 7 coincidiam com subidas acentuadas e foram realizados a um (bom) ritmo médio de 5:05. No entanto, o cansaço acumulado e o calor excessivo impediram o pleno aproveitamento das descidas dos kms 8 e 9 (ritmo médio de 4:56) e um melhor km final (5:03). Por isso, em termos globais, a minha prestação foi razoável, mas mostrou que me encontro numa fase descendente de forma e confirmou a minha pouca propensão para correr com calor.


No final, a surpresa do 3º lugar obtido no escalão M45-49, embora sem direito a pódio. Claramente, nestas provas em que a distância principal é outra, a probabilidade de obter uma boa classificação (neste caso, percentil 78,2 na classificação geral) é muito mais elevada. Uma situação semelhante já me tinha acontecido nos 10km dos Descobrimentos.


No final da prova recebi também a minha terceira medalha da Oficina das Medalhas: vale sempre a pena realçar este facto pois estas medalhas são mesmo espectaculares. No entanto, a organização da prova esteve longe de ser perfeita. Foi a minha segunda participação em provas organizadas pela Atletas.net e pela segunda vez houve problemas em relação aos abastecimentos de água anunciados: apesar de correr sempre na primeira metade do pelotão, apanhei as últimas garrafas de água ao km 8. Porquê anunciar vários abastecimentos (mais do que é habitual em provas similares, o que é de louvar), se depois a reserva de água em cada um deles se esgota rapidamente? Também a anunciada existência de blocos de partida foi mais fictícia do que real, uma vez que não houve qualquer controlo ou separadores adequados.


Uma vez que o Regulamento da prova não era claro quanto à existência de prémios por escalão, enviei dois e-mails à organização questionando sobre a existência de prémios para o 3º classificado do escalão M45-49 (a maior parte das provas entrega troféus ao Top 3 de cada escalão). Também neste aspecto a organização falhou, não se dignando a dar resposta à minha mensagem.

 

Em resumo, má organização e pouca preocupação com os atletas, contrariando a ideia que tinha formado (a partir da sua página web e de publicações no Facebook) da empresa organizadora desta prova, a Atletas.net.

Resumo

Tempo oficial líquido: 49:13
Tempo efectivo em 10K: 48:51
Ritmo efectivo: 4:53 min/km
Classificação geral: 63 / 288
Classificação escalão (M4549): 3 / 16

Mariscada
Mariscada
press to zoom
Início
Início
press to zoom
Km 5
Km 5
press to zoom
Perto fo fim
Perto fo fim
press to zoom
Recta da Meta
Recta da Meta
press to zoom
Medalhado
Medalhado
press to zoom