3ª Corrida Jumbo - Autódromo do Estoril




Em Março passado, após a Meia Maratona de Lisboa, e com o aproximar do tempo quente, decidi voltar ao ciclismo e reduzir bastante o treino de corrida (corri pouco mais de 200 km em 5 meses). No final de Agosto decidi voltar a focar-me na corrida, adoptando novamente os mesmos planos de treinos seguidos anteriomente, mas desta vez com a intenção de os cumprir na íntegra (com a excepção de alguns treinos serem substituídos por provas). Esta prova finalizou a segunda semana do novo plano de treinos de 14 semanas para corridas de 10K e constituiu, quase 6 meses depois, o regresso às provas oficiais.
A prova foi efectuada a um ritmo muito regular, com todos os kms (excepto o primeiro) efectuados entre 5:25 e 5:41 min/km, um pouco mais rápido do que o esperado para esta altura da época. Nos metros finais da prova, talvez devido ao tipo de treinos efectuados nestas 2 primeiras semanas, fui incapaz de sprintar e ultrapassar os atletas mais próximos. O tempo final, abaixo dos 55 minutos, é claramente motivador para os próximos treinos.
O percurso da prova, realizada em pleno Autódromo do Estoril, é interessante, apresentando desníveis muito mais acentuados e surpreendentes para quem, como eu, associava autódromos a percursos planos.
Ficámos duas noites no Parque de Campismo do Guincho e adorámos. Apesar do forte vento, é certamente uma experiência a repetir.
Resumo
Tempo oficial líquido: 55:50
Tempo efectivo em 10K: 54:56
Ritmo efectivo: 5:30 min/km
Classificação geral: 398 / 635
Classificação escalão (M4549): 57 / 80








