4ª CORRIDA JUMBO

Diploma
Diploma
press to zoom
Medalha
Medalha
press to zoom
T-shirt
T-shirt
press to zoom
Dorsal
Dorsal
press to zoom

Com a Midnight Sun Run, realizada a 23 de Junho, terminei a minha primeira época completa de atletismo. Após essa data, interrompi os treinos de corrida por três semanas, tendo-os retomado a 14 de Julho. Desde então, realizei oito semanas completas do meu plano de treinos para corridas de 10K, o qual está agora calibrado para o meu ritmo objectivo para esta distância na nova época: 4:36 min/km, o que implica 46:00 aos 10 km e um progresso de doze segundos por km relativamente ao meu record pessoal. Até ao momento os treinos têm corrido muito bem e em Agosto bati mesmo o meu máximo de kms corridos num mês: 208,5 kms; o anterior máximo datava de Março de 2016, com 191,2 km.

No passado dia 1 de Setembro comecei a trabalhar em Lisboa, o que veio tornar muito mais fácil a participação em provas nesta região. Para primeira prova da época, escolhi, tal como no ano anterior, a Corrida Jumbo. O meu objectivo inicial para esta primeira corrida consistia apenas em manter a tónica dos últimos meses, em que consegui terminar todas as provas de 10K abaixo dos 50 minutos. No entanto, coloquei-me demasiado à frente na linha de partida e comecei a corrida com um ritmo muito mais forte do que o planeado, tendo o primeiro km sido realizado em 4:30(!). O segundo km foi ainda mais desgastante, pois incluia a principal subida do percurso e foi realizado no bom tempo de 4:54. Nesta altura, dado o bom começo, decidi que ia tentar manter um ritmo forte até ao km 5 e tentar bater o meu record pessoal nessa distância (23:42, efectuados na Corrida de Vendas Novas). A partir daí, logo se veria o que seria possível fazer.

Com este novo objectivo em mente, consegui realizar os kms 3-5 a um ritmo médio de 4:43, o que me permitiu efectivamente bater o meu record dos 5K, tirando 9 segundos ao tempo de Vendas Novas. A segunda parte da prova custou-me bastante, mas mesmo assim consegui realizá-la a um ritmo médio de 4:51, com todos os kms abaixo dos 5:00 min/km. Por isso, consegui também bater logo nesta primeira prova da época o meu record pessoal dos 10K, pois terminei com o tempo de 47:51 (ritmo médio global de 4:47), o que abre excelentes expectativas para os próximos meses.

A Teresa e a Cristina também participaram na Corrida Jumbo, correndo nas provas dos Benjamins B e A, respectivamente. Ambas se portaram muito bem, com classificações na primeira metade da tabela. No entanto, no final, ficaram desiludidas com a oferta de finisher recebida: em vez da medalha anunciada, receberam, tal como eu, uma espécie de placa em gesso.

Resumo

Tempo oficial líquido: 48:30
Tempo efectivo em 10K: 47:51
Ritmo efectivo: 4:47 min/km
Classificação geral: 190 / 751
Classificação escalão (M4549): 28 / 97

2º Km
2º Km
press to zoom
2º Km
2º Km
press to zoom
4º Km
4º Km
press to zoom
Km 4
Km 4
press to zoom
Km 5
Km 5
press to zoom
6º Km
6º Km
press to zoom
6º Km
6º Km
press to zoom
Meta
Meta
press to zoom
Meta
Meta
press to zoom