top of page

I EDP DISTRIBUIçÃO MEIA MARATONA DE ÉVORA

Finalmente, a primeira prova em "casa", naquela que foi a minha segunda participação de sempre em meias maratonas. Na verdade, inscrevi-me inicialmente para os 10K mas, apesar de estar a cumprir plano de treinos específico para essa distância, tomei a decisão de alterar a inscrição para a meia maratona após boas sensações em treinos mais longos.

​

A véspera da corrida esteve chuvosa, mas o dia da prova amanheceu cheio de sol, embora com algum frio e vento, tendo por isso optado por correr de manga comprida, ao contrário do habitual. Ao chegar ao local da partida verifiquei, como alguma surpresa, que tinha ocorrido uma grande adesão à corrida, como nunca se tinha visto em Évora, com milhares de participantes nas três provas (meia maratona, 10K e caminhada). A Esmeralda, a Teresa e a Cristina participaram na caminhada, enquanto a Ana foi a fotógrafa de serviço.

​

A minha prestação ao longo de toda a corrida pode ser classificada de excelente. No primeiro terço, fui um pouco mais rápido do que o planeado (5:19 min/km), mas sempre sentindo-me muito bem. No segundo terço, consegui correr a um ritmo mais controlado e uniforme, com todos os sete kms entre 5:34 e 5:40. No último terço, consegui acelerar na primeira metade, aproveitando a inclinação favorável (kms 15, 16 e 17 a ritmo médio de 5:19), e depois consegui manter um ritmo razoável (média de 5:39 min/km) na parte final, bastante mais complicada devido às subidas dos kms 19 e 21. Nesta fase final foi muito importante a "boleia" de 2 atletas dos Scalabis Night Runners.

​

Consegui bater o meu recorde pessoal por quase 5 minutos, o que é realmente extraordinário, até porque nada sugeria que o pudesse fazer nesta altura do ano e muito menos nesta prova. Com efeito: (i) não estou a treinar especificamente para esta distância; (ii) o percurso da prova é bastante mais complicado do que o da Meia Maratona de Lisboa, com a parte inicial e final a corresponderem a zonas em calçada de granito; e (iii) em diversos momentos da corrida fez-se sentir um vento forte.

​

A terminar, merece destaque a originalidade de receber uma medalha de cortiça. A Organização da prova está efectivamente de parabéns, não só por ter conseguido atrair tanta gente para a prova, como por quase tudo ter funcionado na perfeição. O único aspecto negativo diz respeito ao facto de não só não haver blocos de partida como nem sequer a partida da caminhada ter sido efectuada separadamente.

​

Resumo

Tempo oficial líquido: 1:56:34
Tempo efectivo em 21,0975K: 1:55:28
Ritmo efectivo: 5:28 min/km
Classificação geral: 652 / 940
Classificação escalão (M4549): 83 / 116

bottom of page